O que não pode faltar na sala?
O que não pode faltar na sala?
Uma sala de estar aconchegante faz toda a diferença, e para criar um espaço especial e cheio de personalidade, é fundamental cuidar dos detalhes. Uma boa dica é evitar o “excesso de informação” visual. Lembre-se do velho ditado “menos é mais” e evite misturar muitos bibelôs, porta-retratos e enfeites de cores e estilos diferentes, o que acaba poluindo a estética do cômodo.
Pense nas cores e busque equilíbrio na paleta básica, optando por tons pastel e deixando as cores chamativas para detalhes como quadros, almofadas e tapetes, indispensáveis para compor um ambiente bonito. A intensidade das cores é o mais importante, e quando pensar em azul ou verde por exemplo, escolha opções como o verde-floresta ou azul-marinho, que são mais elegantes. Uma cortina, parede ou meia parede nessas cores , assim como pequenos elementos coloridos – um vaso, almofadas e tapetes de texturas variadas – além de se destacarem entre as cores neutras (branco, cinza e areia), ainda vão complementá-las de forma perfeita.
Quanto à iluminação, aposte sempre na luz natural, com janelas e portas suficientes para deixar o sol entrar. Nos momentos em que a iluminação artificial é necessária, escolha muito bem o lustre, a luminária de chão ou o abajur da mesinha lateral. Lembre-se de seguir o estilo predominante da sua décor e compre a lâmpada certa: as amarelas são cálidas e acolhedoras, por isso são as mais indicadas para a sala de estar.
No que se refere aos móveis, como sofás, estantes, poltronas e mesas, vale lembrar que é importante investir em itens de qualidade, que são mais duráveis e resistentes, permanecendo bonitos por muito tempo. A mesma regra se aplica ao piso, que é um elemento importante para inspirar as decisões de estilo que você vai tomar.
Por fim, procure se lembrar que sofisticação tem muito a ver com simplicidade, e evitar excessos na decoração é uma regra de ouro para criar ambientes de bom gosto.