Brincadeiras e atividades para bebês no tapete
Brincadeiras e atividades para bebês no tapete
Você pode começar a fazer as atividades no tapete com o seu bebê desde o nascimento, mas é natural que a princípio ele não ache muita graça nas brincadeiras. É também natural que não tolere as posições mais difíceis durante muito tempo, como por exemplo de barriga para baixo (de bruços). Não há problema! O importante é que você não pare de fazer as atividades. Com o passar das semanas torna-se mais fácil e você verá como o bebê ficará satisfeito.
Veja como fazer algumas brincadeiras e atividades para bebês no tapete de atividades:
- Coloque o tapete no chão e disponha apenas um brinquedo de cada vez, para não estimular demasiadamente o seu recém-nascido. Cada brincadeira que faz com o seu pequenino leva a uma revolução de aprendizagem no seu cérebro, o que é muito positivo, mas que o deixa cansado. Por isso, não force e saiba quando parar: geralmente o bebê começa a ficar inquieto e irritado quando está cansado.
- Os tapetes de atividades para bebês têm normalmente aros elevados, com a possibilidade de pendurar alguns acessórios. Nesse caso, opte por começar com poucos acessórios quando seu bebê é ainda recém-nascido, para não o estimular em demasia. À medida que ele vai crescendo, acrescente os brinquedos mais adequados à sua idade. Não se esqueça de que os melhores brinquedos e brincadeiras para o seu recém-nascido e bebê são os mais simples.
- Nas primeiras 12 semanas de idade, brinque com imagens com alto contraste (preto e branco no início e mais tarde preto com cores primárias). Você também pode utilizar livros para bebês, com uma imagem grande por página. Os bebês adoram olhar para caras, principalmente caras de outros bebês e caras felizes, com sorrisos. Por isso utilize livros figuras de caras, partes do corpo ou objetos.
- Uma boa opção é utilizar um espelho, para o bebê olhar sua própria face. Veja como ele fica atento olhando para as diferentes expressões que começa a conseguir fazer. Pode fazer estas brincadeiras com a posição de bruços, colocando os brinquedos no chão, à frente do bebê, ou então colocar as imagens e o espelho de lado, com o bebê deitado de barriga para cima, de forma a estimular o rodar da cabeça.
- Faça diferentes sons para desenvolver a audição do seu bebê: utilize um chocalho, um guizo, ou algum brinquedo e material que faça barulhinhos (como o papel celofane). Ou ainda simplesmente utilize a sua voz, ou faça uns estalinhos com os dedos. Aproveite para estimular o virar da cabeça: faça o som de um dos lados da cabeça do bebê para despertar a sua atenção, e espere até ele virar a cabecinha para esse lado.
- Para estimular o tato, disponha no tapete materiais com diferentes texturas para que ele possa tocá-los. Podem ser tecidos macios, rugosos, com apliques ou materiais diferentes – uma colher de pau, outra de plástico e outra de metal. Bastam 2 ou 3 objetos ou materiais diferentes de cada vez. E deixe o bebê explorar essa brincadeira pelo tempo que quiser.
- Para estimular a curiosidade e a criatividade do seu bebê, aproveite o tapete para esconder um brinquedo pequeno dele, como um mordedor, por exemplo.
- Uma última dica para as atividades: é importante que o bebê faça atividades que estimulem os 5 sentidos, mas não todas ao mesmo tempo, pelo menos nas primeiras semanas. Ele também se cansa quando é demasiado estimulado e pode não conseguir descansar, ficando irritado. Se reparar que ele começa a desviar o olhar, a esfregar os olhos, a bocejar ou a choramingar, é hora de parar. Todos estes sinais indicam que ele está cansado.